Resumo dos Livros da Bíblia PDF Imprimir E-mail
Plugin for Joomla

Resumo dos Livros da Bíblia

PENTATEUCO = 5 primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés, também conhecidos como Lei de Moisés.

GÈNESIS = O princípio, o viveiro das gerações, nele se encontra todos os começos das doutrinas referentes a Deus, o homem, o pecado e a salvação.

ÊXODO = "Saída" refere-se à poderosa libertação de Israel, da escravidão do Egipto, saindo como povo de Deus, povo salvo, amparado e tendo acesso a Deus.

LEVÍTICO = Contém as leis que Deus deu a Moisés. Exige Santidade do adorador a Deus e ensina manter comunhão com Deus, através do sangue expiador.

NÚMEROS = Registra o censo de Israel, antes e depois da entrada em Canaã. O livro trata da fé que Deus requer de seu povo, dos castigos e juízos contra a rebelião.

DEUTERONÓMIO = Segunda Lei, resumo da história do povo de Israel, exortações e admoestações, a transmissão de cargo de Moisés para Josué.

LIVROS HISTÓRICOS

JOSUÉ = 1405 A. C. Filho de Num, um dos espias fiéis, sucessor de Moisés mandou o sol deter-se, morreu com 110 anos, Sexto Livro narra a consumação, redenção, conquista e possessão do povo de Deus.

JUÍZES = Conta a história do povo de Deus durante trezentos anos, habitando na terra da possessão, segundo a tradição e da autoria de Samuel.

SAMUEL = Profeta, último dos Juízes. Julgava em Betel, Gilgal e Mispa. Ocupa-se de três importantes transições, Eli para Samuel, Samuel para Saul e de Saul para David 1010 A.C.

RUTE = 1375 - 1050 A.C. Moabita, entra na genealogia do Messias, Rute tipifica a igreja como a noiva gentia de Cristo.

REIS = 560 - 550 A.C., a história de Salomão, dos Reis de Israel e dos Reis de Judá, englobam mais de quatrocentos anos da morte de David até a destruição do reino de Judá.

CRÔNICAS = 450 - 420 A.C., Livro Eclesiástico e Sacerdotal foi escrito por Esdras para os judeus que retornaram do exílio para a Palestina.

ESDRAS = Sacerdote e escriba, revisou e editou as escrituras depois que voltou do cativeiro, durante os reinados de Ciro, Smerdes, Dario, Histaspis, Xerxer e Artaxerxes.

NEEMIAS = Copeiro do rei persa, o Livro encerra a história do A.T., mostra a importância da renovação espiritual e mostra o que Deus faz em favor dos que guardam sua palavra.

ESTER = 400 A.C. - estrela - escolhida num concurso de beleza para ser esposa do rei Assuero, usou da sua posição para salvar o povo de Deus da destruição.

LIVROS POÉTICOS

= íntegro, reto, temente a Deus, viveu 200 anos, provavelmente Jô foi contemporâneo de ABRAÃO 2000 A.C, o autor do Livro pode ter sido o próprio Jô ou até Moisés. A Providência de Deus.

SALMOS = Hinário oficial de Israel, é o livro dos louvores, o homem falando a Deus, são autores; David, Asafe, Salomão, Moisés, Esdras, Ema, Etã, Ezequias, Jedutum e os filhos de Core.

PROVÉRBIOS = Máxima, Adágio, Ditado, expressa em poucas palavras o que se tornou popular. Tem o propósito de dar sabedoria prática tendo como fonte e base o caráter cristão Salomão, Agur, Lemuel e outros são autores.

ECLESIASTES = Escrito por Salomão 935 A.C, na sua velhice e no final de seu reinado quando o seu pecado o separava de Deus denota que riquezas, posição, sabedoria, não satisfazem, mas trazem cansaço e decepção.

CANTARES = É a alegria do amor do Esposo pela esposa - a igreja. É o único livro da Bíblia que trata exclusivamente do amor conjugal - “Cântico dos Cânticos”, 960 A.C

PROFETAS MAIORES

ISAÍAS = Salvação, "Quinto Evangelho", 700 A.C., chamado de Profeta Messiânico, homem culto e poeta, seu livro confrontou as nações mostrando o pecado, o castigo e anunciando a Salvação.

JEREMIAS = Profeta das Lágrimas, este livro foi escrito para revelar o Juízo Divino contra os rebeldes, apóstatas e autoridade da palavra profética.

LAMENTAÇÕES = É um apêndice do Livro de Jeremias, 600 A.C., é lido em voz alta, no dia 09 de ABIB (julho) em todas as sinagogas do mundo. Expressa tristeza e dor emocional por Jerusalém.

EZEQUIEL = Profeta do Cativeiro, em Babilônia todos os 22 anos de seu Ministério, teve o mesmo propósito de Jeremias, e ressaltou a responsabilidade pessoal de cada um com Deus.

DANIEL = Contemporâneo de Jeremias, Ezequiel, Esdras e Lorobabel, serviram a três reis: Nabucodonosor, Ciro e Dario. Seu Livro serve de introdução à profecia do N.T. concernente ao anticristo, à Grande Tribulação, à vinda do Senhor, à ressurreição e aos Juízos. É o Apocalipse do Antigo Testamento.

PROFETAS MENORES

OSÉIAS = Seu Ministério durou 60 anos é o mais longo de todos. A profecia de Oséias foi a última tentativa de Deus de levar o povo a arrepender-se de sua idolatria, Julgamento e Redenção de Deus.

JOEL = Predisse a era do Evangelho e o derramamento do Espírito Santo e o Grande Dia do Senhor. Quando jovem conheceu o profeta Eliseu - Arrependimento, a chave do livro.

AMÓS = 755 A.C., durante seu Ministério a idolatria, a imoralidade, o hipocrisia, opressão aos pobres estavam em alta. Ele com coragem pregava: Justiça, Retidão, Retribuição Divina, pelo pecado.

OBADIAS = Menor Livro do A.T., nada se sabe sobre sua Genealogia, seu livro foi escrito depois que Nabucodonosor destruiu Jerusalém. Revelação da ira de Deus contra os Edomitas.

JONAS = Era Galileu da cidade de Gate-Hefer perto de Nazaré. É o livro Missionário no A.T., sua mensagem é: Deus é também Deus dos Gentios. A Misericórdia Divina 760 A.C.

MIQUÉIAS = Profeta do Campo, humilde de família, condenava os governantes corruptos, falsos profetas, sacerdotes ímpios, pregava as severas conseqüências do povo e seus lideres que não se convertiam.

NAUM = Seu livro é a obra-prima da Literatura Hebraica. Deus o usou para pronunciar a destruição eminente da ímpia e cruel NÍNIVE, e ao mesmo tempo consolar o povo de Deus.

HABACUQUE = Um levita cantor do Templo, pregou "O Viver Pela Fé", sua profecia começa com perguntas e mistérios, mas termina com Certeza, confirmação e fé.

SOFONIAS = Tataraneto do Rei Ezequias, profetizou durante o reinado do Rei Josias, seu objetivo foi advertir sobre a apostasia de Judá, Jerusalém e as nações pagãs ao derredor, avisando-as da justa retribuição pelas suas iniqüidade.

AGEU = Já era velho quando profetizou, Homem de Grande Fé, nos tempos mais difíceis. Sua mensagem era exortar o Governador o Sumo Sacerdote e o povo a Reedificar o Templo. 520 A.C.

ZACARIAS = Profeta e Sacerdote, seu primeiro propósito foi encorajar o povo a concluir o Templo, o segundo, fortalecer os Judeus a esperar o aparecimento do Messias - 470 A.C.

MALAQUIAS = 420 A.C., última exortação do A.T., "Lembrai-vos da Lei de Moisés". Os judeus viviam em declínio espiritual, eram cínicos e questionavam a Justiça de Deus. Malaquias pregava para que se arrependessem e voltassem ao Senhor, pois viria o grande e terrível dia do Senhor.

OS EVANGELHOS E ATOS

MATEUS = “Dom de Deus”, antes chamava Levi-publicano, recebedor de impostos, único livro do N.T. escrito em hebraico. O tema central é Jesus-Messias-Rei escrito em particular para os judeus, expondo Jesus como Messias e provando pela linhagem de David o direito Dele ser Rei de Israel.

MARCOS = João Marcos, escreveu esse livro em Roma e destinou-o aos crentes romanos 60 A.C. Os crentes eram torturados e mortos pelo imperador.

Marcos escreveu para fortalecê-los na fé e se necessário inspirá-los a sofrer pelo Evangelho, seguir o modelo de Cristo.

LUCAS = " O Médico Amado ".É o único evangelho que registra acontecimentos da infância de Jesus. Deixa bem claro que foi escrito para os gentios, mostra Jesus como o Salvador-Divino-Humano. Que veio com a provisão divina da Salvação para todos. 63 D.C.

JOÃO = " O Discípulo Amado", foi escrito para a igreja geral. Não registra nenhuma Parábola. Seu propósito "Para que Creiais que Jesus é o Cristo, é o Filho de Deus, e que Crendo Tenhais Vida em Seu Nome” 90 D.C.

ATOS = É a História do Cristianismo, desde a ascensão de Cristo até o início do Ministério de Paulo no ano 63 D.C., os eventos em Atos abrangem um período de 33 anos, foi escrito a Teófilo por Lucas, mas extensível a toda igreja A Propagação do Evangelho pelo Poder do Espírito Santo.

EPÍSTOLAS PAULINAS E HEBREUS

ROMANOS = 53 D.C., carta dirigida aos irmãos Romanos e levada pela irmã Febe, seu propósito era registrar por escrito o que já se pregava a 25 anos e corrigir certos problemas da igreja causados por atitudes erradas.

CORÍNTIOS = Corinto era a maior cidade da Grécia e capital de Acaia, província romana. Era uma igreja que não levava a sério a questão dos pecados, por isso Paulo advertiu-os sobre vários assuntos doutrinários de conduta e pureza - 55 D.C.

GÁLATAS = 49 D.C., Paulo escreveu esta carta à igreja da Galácia para demonstrar que as exigências da lei nada têm a ver com a operação da graça. Seu tema é: a Justificação e a Salvação mediante a fé em Cristo.

EFÉSIOS = 62 D.C. Quando estava preso em Roma escreveu esta carta. Era a cidade da deusa Diana. Seu templo era uma das sete maravilhas do mundo.

FILIPENSES = 63 D.C. Filipos capital da Macedónia, a igreja foi fundada por Paulo, Silas, Timóteo e Lucas, na 2ª viagem. Esta carta foi escrita para agradecer os irmãos pela oferta generosa e exortar os crentes a conservar a Unidade, a Humildade, a comunhão e a Paz.

COLOSSENSES = Colosso grande cidade da Frigia, Ásia Menor, perto da Laudicéia. Foi escrita esta carta com o propósito de prevenir os crentes contra uma mistura de Judaísmo e filosofia pagã, que se infiltrava na igreja e mostrar a verdadeira nova vida em Cristo.

TESSALONICENSES = 51 D.C. Tessalónica cidade da Macedónia com 200.000 habitantes. Paulo expressa sua alegria pela fé e perseverança dos crentes desta igreja diante às perseguições e os instrui a andar na santidade e piedade, alertando-os para volta de Cristo.

TIMÓTEO = 65 D.C. Primeiro Bispo de Éfeso, onde morreu martirizado. Paulo escreveu esta carta exortando Timóteo a respeito de seu Ministério, vida pessoal, para defender a pureza do evangelho, alertar contra falsos mestres e dar instruções sobre vários assuntos e problemas de ÉFESO.

TITO = É uma carta pessoal de Paulo a um de seus auxiliares mais jovens, é chamada de "Epístola Pastoral " porque trata de assuntos relacionados ao ministério da igreja, a Sã Doutrina e as boas obras. Tito era pastor na ilha de Creta, no mar Mediterrâneo.

FILEMON = Mais uma carta pessoal de Paulo. Filemon era um senhor de escravos e membro da igreja de Colossos. O objetivo desta carta era interceder por Onésimo, um escravo fugitivo, condenado à morte, mas agora convertido, retorna como irmão em Cristo.

HEBREUS = Carta de autor desconhecido supõe-se que, talvez seja Lucas. Foi escrita aos cristãos judeus que estavam sendo perseguidos para fortalecê-los na fé e mostrar a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo e animá-los a manterem firmes suas confissões de Cristo até o fim.

EPISTOLAS GERAIS E APOCALIPSE

TIAGO = 49 D.C. Irmão do Senhor Jesus, foi apedrejado até a morte, Pastor da igreja em Jerusalém. Sua carta é para encorajar os crentes que punham sua fé à prova exortar e instruí-los concernentes ao resultado da fé, na vida de retidão e boas obras.

PEDRO = Cefas. Anteriormente chamava-se Simão, foi martirizado por decreto de Nero e segundo a tradição crucificado de cabeça para baixo. Na primeira carta o objetivo era animar os crentes, na segunda advertir contra os falsos ensinos dos homens.

JOÃO = 85 D.C. O apóstolo do amor, nestas cartas expõe e rebate os erros doutrinários e éticos de falsos mestres, falsos obreiros, alertando-os a não recebê-los, nem auxiliá-los, e exortá-los à verdade e a justiça ao andar em retidão e fidelidade.

JUDAS = 80 D.C. Irmão do Senhor Jesus e Tiago. Judas escreve esta carta para energicamente conclamar todos os verdadeiros crentes a “Batalhar pela Fé que uma vez foi dada aos Santos ". ( V .3)

APOCALIPSE = 96 D.C. Livro das Revelações A Consumação e o Conflito dos Séculos. É o último livro da Bíblia e singular, é ao mesmo tempo uma revelação do futuro, uma profecia e em conjunto de sete cartas. O Livro é uma revelação Divina quanto à natureza de seu conteúdo, uma profecia quanto à sua mensagem e uma epístola quanto aos seus destinatários.

Foi escrito por João quando estava desterrado na ilha de Patmos por ordem de Domiciano Imperador Romano.

 

Adicionar comentário



Anti-spam: complete the task

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Domingos Abdala, 487

Bairro: 31 de Março

Boa Vista - Roraima - Brasil - (95) 3623-0121

Banner
Banner
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Próximos Eventos

Tempo Agora

Notícias Gospel

Face Admiradores

Mp3 Player

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Clip

Entrevista

Reflexão